sábado, 16 de outubro de 2010

VOO

.Vera Braga, Voo Solo
.
.
.
Olhava para ti
Enquanto deslizavas
Em pleno deleite
Na graciosidade do voo
Olhando o ramo mais alto
Em sorriso primaveril
O respirar era ágil
Na perfeição do pino
E o alto dos pinheiros
Limite da iniciação
Não escondia a ambição
Dum voar mais amplo
Que sonhavas no distante
Cenário do teu destino
A segurança do ninho
Tecido com ternura
Já não te bastava
E lentamente sufocava
O enorme anseio
De tudo abraçar
Quando sentia
À tardinha
O teu olhar no longe
E via o apelo
Desenfreado
Dos trilhos impossíveis
Sabia que nada
Mesmo nada
Te faria perceber
Que o longo braço da vida
Não tem distância
Mas equilíbrio
Em porfiada harmonia
A partida era iminente
A favor ou contra a corrente
Alheia à palavra calma
Mas só tu poderias descobrir
Nas teias do porvir
O verdadeiro lugar
Da dimensão da tua alma.
.
.
.
Março de 2010
.
.

96 comentários:

  1. Nossa! Cada vez melhor!
    o longo braço da vida
    Não tem distância
    Mas equilíbrio
    Em porfiada harmonia
    genial!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. AC, querido, que poema magnífico!

    Amei este trecho:
    "Quando sentia
    À tardinha
    O teu olhar no longe
    E via o apelo
    Desenfreado
    Dos trilhos impossíveis"

    Lindo demais!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  3. AC,
    Como é lindo esse poema.
    Um sonho...
    Não quero acordar.
    Você...
    Essa beleza que demarca momentos inesquecíveis.
    Tua poesia, minha admiração.
    Você meu querido amigo é um querido, querido...
    Obrigada .
    Gosto muito de ti e sabes disso.

    Beijo.
    Fernanda
    *

    ResponderEliminar
  4. "A segurança do ninho
    Tecido com ternura
    Já não te bastava
    E lentamente sufocava
    O enorme anseio
    De tudo abraçar"

    Belíssimas e sábias palavras.

    A vida é muito curta e as vezes a segurança não nos basta, desejamos novos desafios!

    Gostei demais *.*

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Somente mesmo a nós cabe encontrar o nosso espaço na dimensão do tempo e da vida, como seus versos conseguem transmitir o que sentimos e não percebemos...É esta interação que me fascina, porisso enriquecedor sempre te ler, obrigada! Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Lindo como tudo que escreves , AC


    Em especial me tocou isto ;
    "Mas só tu poderias descobrir
    Nas teias do porvir
    O verdadeiro lugar
    Da dimensão da tua alma."

    Me soou de uma beleza infinita ...


    BjO.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso AC, levarei essas palavras nas minhas férias...tentarei voar para a dimensão da alma - e que tentativa hein! Obrigada pelo Fernando Pessoa lá.

    beijos!!

    ResponderEliminar
  8. Lindo demais!
    "Não escondia a ambição
    Dum voar mais amplo
    Que sonhavas no distante
    Cenário do teu destino
    A segurança do ninho
    Tecido com ternura
    Já não te bastava"
    Sempre queremos voar mais alto a medida que superamos uma etapa da vida....
    Amei!

    ResponderEliminar
  9. Nossa fiquei sem palavras...

    "Mas só tu poderias descobrir
    Nas teias do porvir
    O verdadeiro lugar
    Da dimensão da tua alma."

    lindo poema!!

    bjinhus...

    ResponderEliminar
  10. O céu é o limite.

    Encantador, A.C.


    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá A.C,

    Lindo!
    Da dimensão da tua alma!

    ..."O teu olhar no longe
    E via o apelo
    Desenfreado
    Dos trilhos impossíveis
    Sabia que nada
    Mesmo nada
    Te faria perceber
    Que o longo braço da vida
    Não tem distância
    Mas equilíbrio..."

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  12. AC,
    Senti como aquela andança particular, que hora ou outra temos q fazer, q ir buscar.
    A segurança do ninho, do lar nos protege, mas o desbravar acrescenta, afia e ensina.

    Um beijo pra vc!
    Q cada um de nós galgue seus degraus com confiança!

    ResponderEliminar
  13. A alma de quem voa não tem limites...

    Lindo!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Oi AC...

    me comove a forma como escreve...

    "Te faria perceber
    Que o longo braço da vida
    Não tem distância..."

    Amei tudo.....

    bjos com todo meu carinho!!!!

    Zil

    ResponderEliminar
  15. AC,
    este voar disse-me tanto, levou-me aos voos razantes que tantas vezes sonhariam ser mais altos, quantas vezes sentimos esse desejo de "voar", sair do ninho, da nossa zona de conforto...

    lindo o poema com um final cheio de sabedoria

    "...Alheia à palavra calma
    Mas só tu poderias descobrir
    Nas teias do porvir
    O verdadeiro lugar
    Da dimensão da tua alma."

    Beijinho AC
    P.S. a pintura é linda!

    ResponderEliminar
  16. Voei até aqui, só para te deixar um beijo.
    Meu amigo querido e poeta.

    Fernanda.

    ResponderEliminar
  17. Olá, AC!

    O bater as asas, rumo à descoberta, é desejo irreprimível em alguns de nós: descobrir onde pertencemos, onde nos possamos sentir bem - e partimos, mesmo.O balanço, esse só se poderá mais tarde,quando terminada a viagem...
    Bonita forma de o dizer, esta.

    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  18. Oh AC..., esse poema entrou direitinho como flecha na direcção da minha alma...
    ... depois, depois foi subindo devagar... na direcção do meu olhar...
    ... ficou marejado, não consigo escrever mais...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! É um puro deslumbramento voar nas tuas palavras e poisar na tua poesia da tua alma.

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Olá, passei pra desejar um abençoado fim de semana e dar-te um abraço de paz.

    Senhor Deus
    agradeço pelos vales
    por caminhar comigo neles
    pela fé que me dás
    pelo amor, e pela graça
    Senhor Tu sabes...
    mas eu sei
    que em Ti posso todas as coisas
    porque és Deus fiel,
    força e vida vem de Ti

    ResponderEliminar
  21. Nossa, que perfeição de poesia!
    A vida que pulsa no ar dos pulmões, nadando contra a corrente dos tubarões.
    Cada um há de descobrir o seu próprio caminho e trilhar conforme queira e consiga. Até ou além de sua própria dimensão... O Voo em torno de si mesmo.
    Lindoooo... Amei!
    Bom Findi,
    Grande BjO

    ResponderEliminar
  22. Tivessemos nós asas e o infinito seria a raíz do nosso sonho...
    Um beijo

    ResponderEliminar
  23. AC querido...absolutamente divinos seus versos...
    Doce final de semana...beijos...
    Valéria

    ResponderEliminar
  24. Um voo fantástico de contornos arriscados, ainda assim incontornável pela insubmissão do desejo ou do destino.

    Voei!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  25. por vezes precisamos mesmo d voar.

    mais um belissimo trabalho.

    parabéns.

    beij

    ResponderEliminar
  26. Voar assim, com esse ritmo e harmonia, só pode levar a promissora descoberta!
    "...o longo braço da vida/Não tem distância/Mas equilíbrio/Em porfiada harmonia..." - maravilhoso!
    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Tornei a ler seu poema. Ficar aqui é como estar numa brisa suave, em uma prais quietinha escutando a sonoridade da poesia.
    com carinho MOnica

    ResponderEliminar
  28. durante tantos e tantos voos na vida sempre precisamos de um ninho seguro e o aconchego de um olhar
    Bj

    ResponderEliminar
  29. aprender a voar
    voando

    a trilhar
    os impossíveis trilhos

    são assim os ninhos e os pássaros, AC!

    um beijo

    manuela

    ResponderEliminar
  30. AC, sinto-me tão amparada pela sua escrita. Ela me inspira e acolhe, até me perdoa de mim mesma e das minhas impotências, porque, às vezes, sinto-me um pássaro completamente sem asas ainda que repleto de voos.
    Gosto muito muitíssimo da sua poesia. Você tem enorme talento.
    beijo.

    ResponderEliminar
  31. É nestas teias do porvir que se pretende entender o verdadeiro lugar e dimensão da alma de cada um.
    Maravilhoso poema. Parabéns Agostinho
    Um abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  32. Lindo poema... voamos sempre na direção do desconhecido em busca do que somos (e não sabemos)e do que sonhamos.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  33. AC,


    Voando até aqui
    pra te deixar BjO de Boa Noite ... :)

    ResponderEliminar
  34. Agostinho, posso aceitar este poema como sendo para mim? Fez-me tão bem e é tão bonito!Que progressos imensos nas suas asas, meu Deus!!!! Parabéns!

    ABRAÇO!!!

    ResponderEliminar
  35. Deleite estar aqui apreciando cada vôo seu.
    não precisa palavras, apenas apreciar , sentir.
    bom domingo AC com abraço e afeto

    ResponderEliminar
  36. Olá mestre AC, inicialmente meus parabéns pelo "Dia do Mestre", que comemoramos ontem no Brasil. :)
    Agora, depois de muitos suspiros, digo que seu poema é belíssimo.Uma mistura de sentimentos: quero sair por aí, conquistar o mundo, me descobrir, sonhar, voar para a liberdade, sentir o gosto do vento. :)
    Viajei, poeta . Muitos parabéns!
    Um beijo e bom domingo.

    ResponderEliminar
  37. Palavras justas

    num poema reflexivo

    bem escrito!

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  38. O prazer do voo e da descoberta, permite-nos algumas ousadias. Ainda assim, é muito reconfortante saber que o ninho se mantém como um espaço de conforto e de segurança.

    Bjos
    MariaIvone

    ResponderEliminar
  39. Acêamigo

    Regressado da Turquia, só te posso dizer que o poema é muito bom. Por isso sublinho que «só tu poderias descobrir
    nas teias do porvir
    o verdadeiro lugar
    aa dimensão da tua alma». Tesekkürederim.

    Abs

    ResponderEliminar
  40. Inspiradíssimo e profundo coo!Muito lindo!abraços,chica

    ResponderEliminar
  41. AC ,

    é ... o apredizado só acontece e fica agarrado à alma , quando é de " experiência feito "

    Um beijo ,
    Maria

    ResponderEliminar
  42. AC,

    A dimensão da própria alma é a eterna procura que poucos conseguem se aproximar. A síntese da existência.
    Lindo demais.

    Bjs

    ResponderEliminar
  43. AC, delicioso o seu poema.
    Combina bem com este Outono, apesar de ser de Março :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  44. AC

    Obrigado por visitar o meu blogue.

    Vim dar uma vista de olhos ao seu blogue, gostei do que vi, vou ficar por aqui.
    cumprimentos.
    Adélia

    ResponderEliminar
  45. Olá!
    Acho que as partidas, adivinhadas ou não, trazem sempre a dor consigo.Gostei de aqui vir. Obrigada pela visita e palavras.
    Abraço
    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  46. "Dimensão da alma" penso muito sobre isso.
    És um dançarino das palavras. A tua leveza e sonoridade me comoveram. Gostei muito de ter te encontrado, agora, se me permitires, será para sempre!
    Bjs e parabéns

    ResponderEliminar
  47. Sensação de liberdade me passou seu post quando li. Sempre tudo haver, sua forma de escrever, simples e objetivo.

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  48. Que beleza de verso, que profundidade com que mergulhaste na descrição da vida, do viver de plenitude e amor...

    Lindo... me causou emoção...

    parabéns!

    Feliz semana pra ti

    Bjs

    Livinha

    ResponderEliminar
  49. Na graciosidade do voo
    Olhando o ramo mais alto
    Em sorriso primaveril
    O respirar era ágil
    Na perfeição do pino
    E o alto dos pinheiros...//

    -
    q lindoooooooooooooo
    AC.....belo post

    faz pensar....
    somos tds passarinhos..

    bjssssssssssssss
    amigo

    boa semana

    ResponderEliminar
  50. Mais tarde ou mais cedo todos sentem necessidade de voar mais além.
    Mas... também mais tarde ou mais cedo todos regressam, ainda que de passagem, à segurança do ninho.
    Este poema é especialmente bonito. Gostei mesmo!

    Bom final de domingo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Me deu vontade de voar lendo você!
    AC, obrigada pelo carinho.
    Beijossssss

    ResponderEliminar
  52. Cenánio do meu destino descrito aqui!!

    Lindo demais!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  53. Sabes bem a dimensão da tua alma, poeta? O quão grandiosa é, para fazer nascer poemas tão lindos?

    Tenha uma semana esplendorosa.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  54. Olá!! show este poema do voo, voei em imaginação, me transportei em cada palavra, amei este cantinho, e aki te leio aki te sigo aki te persigo, e muito obrigada pelos momentos que aki passei.
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  55. AC

    Todos temos de voar. Um voo só nosso, onde apenas e só nós, poderemos encontrar a exacta dimensão da nossa alma.
    Nem sempre o norte se funde no horizonte e, tantas vezes, nos perdemos em latitudes várias. Mas o desafio é inerente à vida. Só assim se regressa em serenidade ao ninho, na preparação de outros voos.

    Belíssímo!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  56. Voar... sim... até ao infinito, porque a nossa alma não tem distâncias. Ela tudo pode, desde que nos mova o nosso verdadeiro eu, numa consonância com a missão do nosso viver.

    Adoro a tua escrita, há muita sensibilidade nesse teu coração cheio de luz.

    Beijo de mar

    ResponderEliminar
  57. ac,

    engraçado ler um homem narrar a visão compreensiva sobre as ânsia femininas...

    quantas não nos sentimos assim, já ou ainda,

    mas raro é ver tal discernimento em um homem ao observar a vontade de voo feminino.

    muito bonito! o poema e sua visão.

    um beijo

    ResponderEliminar
  58. Dimensão da alma, talvez seja isso, um voo rasante, cheio de liberdade.
    Seu poema sempre me dá uma sensação boa.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  59. Olá AC!
    Mais uma vez vim ao seu espaço. Gosto do que escreve e este,este é mais um dos que gostei.
    Nem sempre posso comentár mas leio!

    Compareça nos meus e comente:

    www.queriaserselvagem.bogspot.com
    www.minhalmaempoemas.blogspot.com
    www.congulolundo.bogspot.cm
    E-mail: kwahta@hotmail.com

    Um Abração do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  60. Voa, voa miudinho, na palma da minha mão!!

    Bj

    ResponderEliminar
  61. Quem me dera que o nosso ninho nos trouxesse esse sentimento de segurança. Excelente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  62. AC

    Lindo este voo para a vida que todos os seres vivos arriscam.

    É admirável neste poema a forma como se "vizualiza" passo a passo a descoberta de um mundo onde está

    "O verdadeiro lugar
    Da dimensão da tua alma.",

    da de todos nós, num voo pela liberdade.

    Os pássaros têm uma forma peculiar e muito terna de nos mostrarem esse voo...

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  63. Um poema que dá asas a quem o lê!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  64. Que lindo post no meu dia!!!!
    AC, meu querido amigo!
    Obrigada por participar da minha festa de aniversário.
    Sem a sua presença a festa não teria o mesmo brilho!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijocas, muitas!

    ResponderEliminar
  65. OI meu amigo querido.
    Vim te deixar um beijo.

    Fernanda.

    ResponderEliminar
  66. Belo... quando te leio me sinto leve! versos lindos.

    ResponderEliminar
  67. ... Também aqui vamos agradecendo que alguém tenha transformado em árvore o que antes era visto como pedra...

    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  68. tens um desafio à yua espera. tua presença é imprescindível. ;)
    beijo

    ResponderEliminar
  69. Muito bonito!!!
    Bjs, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  70. E que a vida nos sorria , AC


    BjO !
    :)

    ResponderEliminar
  71. Tive o tempo em minhas mãos, mas não alcancei.
    Mudei de casa
    http://floresdecristal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  72. Pensar, escrever e sonhar é o vôo nosso de cada dia,Um abraço

    ResponderEliminar
  73. Voo nas asas dos teus versos...

    Que beleza!

    Beijo, querido.

    ResponderEliminar
  74. VIM APENAS PARA TE DIZER QUE O COMENTÁRIO NO SEI LÁ FEZ-ME RIR...E O OUTRO, NO ARTE É MUITO AMOROSO E POÉTICO... VOLTAREI PARA TE LER

    BEIJO AFECTUOSO :)

    ResponderEliminar
  75. Olá, AC!

    Que belo poema!
    Mais cedo ou mais tarde, todos se aprontam para levantar vôo...

    Obrigada pela presença em meu blog!
    Parabéns pelo teu. Gostei muito!
    beijinho,
    Neli

    ResponderEliminar
  76. Buscar-se é o mais audacioso de todos os vôos. Mas nem sempre conseguimos enxergar isso. No fim, nos aprendemos de fora para dentro, a cada vôo. Sou mãe e vi, nos olhos dos meus filhos, o momento em que o ninho se tornou pequeno. Sua poesia descreveu isso com perfeição.
    Seus poemas são sempre contundentes, apesar da delicadeza das palavras escolhidas.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  77. Hoje, gostava de ser asa
    Voar sem rumo no colo do vento
    E acariciar o alvor da emoção…
    Hoje, gostava de ser ave
    Saber que o limite das asas
    Fica muito além do que dizem ser a razão…
    Hoje, gostava de ser voo
    Perder-me no céu, poisar
    Perto do sol e longe da perdição…
    Algum dia serei flor do céu?
    (Se não me cortarem as asas
    Nem me ferirem o coração.)

    Até lá...
    Quero acreditar
    Que a cada momento
    Na alma nos crescem as asas
    Para um dia poder voar,
    com ternura e convicção.

    Mais uma vez, gostei de voar nas asas das tuas palavras...

    Beijo

    ResponderEliminar
  78. Sempre arriscado voar....mas temos que seguir a ondas, o vento, a rotação do mundo para nos encontrarmos, para acreditarmos no possível....
    Mesmo que se pense que se vai cair....
    Adorei....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  79. TALVEZ A DIMENSÃO DE UM VERDADEIRO FERNÃO CAPELO GAIVOTA...É PRECISO SUBIR MAIS ALTO,EQUILIBRAR AS ASAS NAS RAJADAS DO VENTO E NA BRISA FRESCA E LEVE...A TEMPESTADE ALTERNANDO COM A CALMIA,A BONANÇA...MAS HÁ LIMITES...E HÁ RISCOS ...MAS OS BRAVIOS DÃO A VIDA E AS ASAS E ARDEM POR UM IDEAL ...MORREM POR UMA CAUSA...VÃO ATÉ AO FIM...LOUVO A GRANDE AVENTURA!!!
    BEIJO :)

    ResponderEliminar
  80. Falar assim das coisas da vida, daquelas que mais nos interpelam, com esta elegância e sabedoria, é arte maior.
    É um poema soberbo! Os meus mais sinceros parabéns!

    ResponderEliminar
  81. Oiê,

    Estou a te seguir... vejo que tenho muito o que aprender amigo Professor,
    Abraços :)

    ResponderEliminar
  82. Olá AC!!!

    Estava passeando pelo o teu blog,onde sempre descubro uma nova visão bela para tudo.

    Senti o abrir das asas...querendo abraçar o horizonte!!!

    Beijos

    ResponderEliminar