segunda-feira, 26 de julho de 2010

LOVELY AND LOYAL AWARD

..
.
Da Em@, do blogue com o mesmo nome, recebi o desafio de responder a algumas questões. Vamos lá então a isso.
.
Porque é que criou um blogue e, quando o criou, tinha expectativas de que fosse popular?
Há algum tempo atrás, os professores portugueses viram-se, de repente, envolvidos na estratégia política do governo, com este a intoxicar a opinião pública com uma série de falsidades. Esta situação, porém, teve o condão de unir uma classe tradicionalmente dividida, ferida que fora na sua dignidade. Os blogues, nesta fase, tiveram um papel fundamental no esclarecimento das pessoas, e a sua consulta era recorrente. Na filtragem do entusiasmo e do ruído - há sempre muito ruído nestas coisas - seduziram-me as palavras de Isabel Fidalgo, professora de Português e brilhante poetisa, que comecei a seguir e a comentar no seu blogue Frutos de Mim e Mar. Um dia a Isabel questionou-me se eu não tinha um blogue, pois escrevia muito bem. E foi aí que, a pouco e pouco, se foi insinuando a ideia...
Quando criei o blogue (quase na clandestinidade) estava apenas preocupado em saber se era capaz. Acho que a coisa nem atava nem desatava. Foi então que a Isabel (eterna dívida!) me descobriu o rasto e comentou o primeiro post - e único, até à altura - criando algumas expectativas acerca do espaço. A partir daí tive que deixar de lado o medo de me expor e avancei. E ainda não me arrependi.
.
Em que data exacta iniciou o blogue?
Basta consultar o início do blogue. O primeiro post, o tal passo a medo, foi feito em 28 de Agosto de 2009. Ainda não fez, portanto, um ano. Mas só avancei com convicção na publicação do segundo post, feita a 12 de Setembro. Como se vê, é tudo ainda muito recente.
.
Nomeie cinco seguidores leais.
Durante vários meses o Interioridades esteve circunscrito a meia dúzia de seguidores, funcionando quase em circuito fechado. Essas pessoas foram importantíssimas para me convencer que o blogue era viável, e foram fantásticas no apoio. Assim, para além do Jorge e da Ana Paula, que não têm blogue, nomeio:
- Isabel Fidalgo, do blogue Frutos de Mim e Mar;
- JB, do blogue Em Tons de Azul , que assistiu a muitas hesitações e interrogações, e nunca faltou com o seu apoio. Muito pelo contrário;
- Zé Caldeira, do blogue portugalprofundo;
- Elisabete, do blogue Didascália;
.
Entretanto, há pouco tempo, achei que tinha chegado a altura de levar o blogue a mais pessoas. E, de entre os novos seguidores, pessoas com quem tenho aprendido muito, escolhi, simbolicamente, alguém cuja lucidez e tranquilidade são referência:
- Gizelda, do blogue Desassossego.
.
Apesar de só conhecer pessoalmente dois seguidores, tenho por todos a maior estima e carinho. O meu BEM-HAJA!
.
.

15 comentários:

  1. Uma grande e bela surpresa,Agostinho, e fico muito orgulhosa por ter sido a primeira a incentivá-lo. Sabia que tinha de ser feito, porque havia um poeta em embrião que nunca mais saía do casulo do receio. Fez-se luz e os leitores vieram aos magotes. Merece-o. Pela qualidade da escrita e não só...
    Um fortíssimo abraço.
    E OBRIGADA!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Agostinho!
    Valorizo todo esse caminho que percorreste, tento sempre enriquecer "ouvindo" as tuas palavras e fico muito feliz por ter tido a oportunidade de te acompanhar neste crescer de alma poética.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. bom saber masi um poquinho sobre você e com surgiu seu blog... acho que é assim mesmo sempre que começamos tem um pouqinho de medo...

    bjinhus...e bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Desafios assim são bons para sabermos mais dos outros.

    BeijooO

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Agostinho!
    Por ter feito parte do grupo que te começou a seguir e a comentar o que escrevias. Também eu sou da opinião da Ibel, que escreves muito bem e que valeu a pena começares a escrever no teu blogue a tua poesia que é deliciosa. Conheço-te há tantos anos e só há um ano descobri essa tua vocação. Valeu a pena.
    Mas muito mais te devo. Foi o facto de me ter atrevido também a entrar nesta corrente de contactos com outros amigos mesmo que virtuais. São amigos na mesma, como tu dizes, e bem. Porque através das palavras entendemo-nos, partilhamos conhecimentos, sentimentos e descobrimos coisas, sobre nós próprios, até nos aventurarmos neste desafio. Foi tudo isso que me fez criar o Portugalprofundo e, através dele, tenho recebido muitas alegrias.
    Obrigado mais uma vez amigo.
    Um grande abraço.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Nooossa!!!! Que maravilha, AC!

    Nem sei por onde começo...ou melhor, sei sim, agradecendo a Isabel por tê-lo seduzido para a blogosfera.

    Depois ao seu inegável talento para a poesia, sempre tão sutil e leve que envolve quem o lê.

    E , por fim, ao "acaso" que fez com que você chegasse ao Desassossego,onde temos dialogado bastante.

    Vencemos o espaço e nos tornamos amigos.E vamos continuar...

    Voc~e não sabe como estou feliz.
    Beijos. muito obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de saber mais um pouquinho e fico satisfeita por te ter encontrado, adoro ler-te.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. AC:
    Gostei do teu desnudar.
    E agradeço também à Isabel o empurrão que te deu.;)

    e agora vou conhecer a casa de quem aqui apresentaste. obrigada por isso.

    beijo

    ResponderEliminar
  9. SEI O VALOR DO TRABALHO,DO ESFORÇO,DO EMPENHO,DA LUTA...MAS TAMBÉM SEI QUE OS PROFESSORES SÃO UMA CLASSE QUE SERÁ SEMPRE DESUNIDA...UNIRAM-SE NAQUELA ALTURA POR UM OBJECTIVO COMUM...DESTRONAR A MINISTRA ,CONTUDO,HOJE ESTOU CONVENCIDA QUE O VERDADEIRO INIMIGO DO PROFESSOR NÃO É O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MAS O PRÓPRIO PROFESSOR...A VERDADE NUA E CRUA É ESTA...NÃO AFIRMO QUE SÃO TODOS ASSIM MAS A MAIORIA...DEIXA MUITO A DESEJAR...NÃO ME REFIRO AO TRABALHO...

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  10. olá.
    Só comento para lhe continuar a dizer que é uma pena não editar o que escreve.
    Continuo sempre por aqui, porque como desde o principio lhe digo, faz - me bem ler as suas mensagens... haveria muito para dizer, mas, ficamos assim.
    Continue e quem sabe ainda o convenço, com tanta persistencia, a editar tudo o que aqui nos mostra e o que lá tem guardado.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  11. Ac tens mais um selo, quando quiseres vai buscá-lo. Os blogues são a musica de intervenção do século XXI. Servem para gritarmos a nossa indignação contra os vícios desta sociedade e de quem nos governa.

    ResponderEliminar
  12. Aquilo que parecia um simples desafio revelou-se, afinal, uma grande partilha de afectos.
    Que bom, meus amigos!
    Um abraço sentido para todos

    ResponderEliminar
  13. AC,

    Dou graças por me ter encontrado e, dessa forma, me ter conduzido até aqui... Fiquei muito feliz. Acho que sabe.

    ResponderEliminar
  14. Faltavas tu, E.A.
    Ainda bem que vieste. Agora está na hora do desafio. Vamos lá!

    ResponderEliminar
  15. Com o seu talento lírico, não há que ter medo de exposição. Aliás, a sua exposição é um serviço de utilidade aos cultores da poesia. Parabéns! Ah! Obrigada por se ter aventurado no meu blog (www.simonemouramendes.com). Apareça sempre, certo?

    ResponderEliminar